134

Prefeitura Municipal de Palmeiras

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Palmeiras


Programas, Projetos, Ações e Obras


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos, ações e obras dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 43 resultados para a pesquisa.

Novembro Azul

Número: 1

Responsável: Coordenadores das Unidades de Saúde da Família/ Atenção Básica

Descrição: Mês de conscientização sobre a Saúde do Homem

Metas: Tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Indicadores: Diminuição do número de casos confirmados para câncer de próstata no Município.

Resultados: Os resultados alcançados surpreendem positivamente a equipe de saúde, uma vez que é ofertada uma demanda maior de exames de PSA (que auxilia na descoberta precoce do câncer de próstata) agendados. “sabemos que atingir objetivos propostos” em ações direcionadas à saúde do homem não é fácil por diversos motivos, mas o envolvimento da equipe, o empenho nos trabalhos e o atendimento humano são diferenciais importantes para que a campanha do novembro azul seja realizada com muitos motivos para comemorar. Estamos vendo nossa população interessada em cuidar da saúde e, principalmente, com a certeza em contar com o atendimento necessário em todas as unidades.

Informações Adicionais: A grande importância dessa campanha é, de fato, a conscientização de que o autocuidado é uma peça fundamental para a promoção da saúde do homem, e que é necessária a introdução de bons hábitos de vida e cuidados rotineiros com a saúde, principalmente com relação à detecção precoce do câncer de próstata.

Alimentação e Nutrição

Número: 1

Responsável: Nutricionista Maíra Patriarcha Leal - CRN5 1755

Descrição: A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. No que se refere à atuação do nutricionista na atenção primária à saúde, suas responsabilidades têm por objetivo central contribuir com o planejamento e a organização das ações de cuidado nutricional local, visando qualificar os serviços e melhorar a sua resolubilidade, atuando de forma efetiva sobre os determinantes dos agravos e problemas alimentares e nutricionais que acometem a população do município de Palmeiras.

Metas: 1. Organização da Atenção Nutricional na Atenção básica à saúde; 2. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável em todas as fases do curso da vida; 3. Aumentar a cobertura da Vigilância Alimentar e Nutricional; 4. Prevenção das carências nutricionais; 5. Manejo dietético da obesidade, diabetes e hipertensão arterial sistêmica;

Indicadores: 1. Acompanhamento da alimentação dos indivíduos em todas as fases do curso da vida através de atendimento nutricional ambulatorial ou domiciliar; 2. Ações educativas e orientação para a prevenção das doenças mais prevalentes relacionadas à alimentação e nutrição (deficiências de micronutrientes como ferro, iodo, cálcio, ácido fólico, vitamina A e outras; desnutrição e baixo peso; obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis e dos transtornos alimentares como anorexia, bulimia e outros); 3. Acompanhamento periódico dos casos de doenças crônicas não transmissíveis, desnutrição, baixo peso e transtornos alimentares;

Resultados: 1. Promoção e realização de educação alimentar e nutricional com ênfase na Promoção da Alimentação Saudável a nível individual, familiar ou comunitário. 2. Realização de ações preventivas e de tratamento da obesidade, da desnutrição, das carências nutricionais específicas e de doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas à alimentação e nutrição. 3. Realização de ações educativas e aconselhamento nas consultas individuais ou em grupos, apoiadas nas diretrizes oficiais para alimentação adequada e saudável apresentadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos e no Guia Alimentar para a População Brasileira;

Informações Adicionais: O financiamento de ações promotoras da alimentação e da nutrição ocorre no âmbito da gestão federal, que tem a atribuição de formular, avaliar e apoiar políticas voltadas para esses temas, como estabelece a Lei 8080/1990. Nesse sentido, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), implementada pelo Ministério da Saúde, repassa, desde 2006, o incentivo financeiro conhecido como Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN), para apoiar a PNAN nos estados e municípios. O recurso transferido por meio do FAN chega como parte do Bloco de Financiamento de Gestão do SUS, no componente de implantação de ações e serviços de saúde.

Obra

Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Descrição: Reparos em calçamentos de diversas ruas da Sede e no Distrito de Caeté-Açu, foram intensificados devido as grandes precipitações de chuvas ocorridas, visando garantir qualidade no tráfego dos munícipes.

Resultados: Recuperação de pavimentação na Vila de Caeté-Açu, construção de redutor de velocidade, bem como limpeza em vias. Atividades realizadas em novembro de 2021. Repavimentação das vias e construção de calçadas públicas, na Rua José Martins de Queiroz, período de novembro de 2021. Reparos na pavimentação da Rua Deocleciano Martins de Queiroz, referente ao mês de novembro de 2021.

Obra

Número: 2

Responsável: Secretaria de Infraestrutura

Descrição: Reformas e manutenção realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura em apoio à outras secretarias, visando à melhoria dos espaços internos e melhor prestação de serviços à comunidade.

Resultados: Reforma na instalação do Posto Policial Militar, no Distrito de Caeté-Açu, no período de outubro de 2021. Reparo do telhado dos prédios escolares: Escola Municipal Manoel Afonso, Escola Municipal de 1° Grau de Caeté-Açu, Escola Municipal de Campos de São João, no período de novembro de 2021.

Busca Ativa

Número: 1

Responsável: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Descrição: O programa visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Metas: A busca ativa está prevista nas estratégias delineadas para o efetivo cumprimento das três primeiras metas do PNE (estratégias 1.15, 2.5 e 3.9): promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude.

Indicadores: Atingir todos os segmentos e etapas.

Resultados: Está sendo iniciado o monitoramento dos estudantes que não têm acesso à internet, os gestores e secretários escolares controlam o engajamento durante a distribuição do material didático. Aqueles que não comparecem para retirar as atividades impressas entram em uma "lista de verificação". Após a listagem, realizam o contato por telefonema ou visita, valendo-se inclusive de bases de dados de outros serviços públicos, como o cadastro do Bolsa Família ou dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Informações Adicionais: A paralisação das atividades presenciais das escolas em razão da pandemia da covid-19 agravou os riscos de evasão e abandono em todo pais. A despeito dos esforços de gestores e educadores, muitas crianças e adolescentes se desengajaram do espaço escolar, seja pela falta de acesso a serviços e equipamentos de telecomunicação adequados para o ensino remoto, seja pelos mais variados impactos da crise econômica e sanitária. Uma das estratégias desenvolvidas desde antes da pandemia é a metodologia da Busca Ativa, que mobiliza gestores municipais e estaduais com o objetivo de monitorar os índices de evasão e promover o fortalecimento de vínculos entre os estudantes e a escola.