134

Prefeitura Municipal de Palmeiras

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Palmeiras


Programas, Projetos, Ações e Obras


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos, ações e obras dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 43 resultados para a pesquisa.

ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA

Número: 1

Responsável: Secretaria de Assistência Social/ CRAS

Descrição: É nos espaços do CRAS que o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) é necessariamente oferecido. O programa engloba serviços de proteção social básica que apresentam continuidade e procuram desenvolver a autonomia da família como unidade de referência fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do protagonismo de cada membro.

Metas: Fortalecer as diversas configurações familiares, valorizar as famílias em sua diversidade, seus valores, sua história, seus problemas, suas demandas e suas potencialidades e fomentar seu protagonismo para emancipação social; · Desenvolver ações que envolvam diversos setores, incentivando a organização de grupos produtivos para a geração de renda, com o objetivo de romper com o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; · Atuar, de forma preventiva, para que as famílias não tenham direitos violados, recaindo em situações de risco; · Firmar parcerias com instituições locais de atuação no campo sócio assistencial para fortalecer o trabalho de desenvolvimento de comunidade.

Indicadores: Os serviços, projetos e programas oferecidos por meio das unidades do CRAS são destinados a pessoas e famílias que se encontram: · Em situação de vulnerabilidade social; · Sem acesso à renda e aos serviços públicos; · Com vínculos afetivos frágeis, discriminados por questões de gênero, etnia, limitações físicas, mentais ou emocionais, orientação sexual, idade, entre outras.

Resultados: O CRAS ofereceu serviços e atividades por meio de uma rede básica de ações articuladas, que envolvem: · Oficinas Socioeducativas · Grupos de Convivência · Acompanhamento Psicossocial · Acompanhamento de Beneficiários de programas como: Bolsa família e BPC – Benefício da Prestação Continuada.

BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA - BPC

Número: 1

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: Programa Federal realizado em parceria com INSS, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, a qual determina que todo benefício liberado deverá ser revisto a cada 2 anos a partir da data de concessão.

Resultados: No município de Palmeiras, as visitas domiciliares e o parecer social às pessoas inseridas, são realizadas pela Assistente Social do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Número: 1

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: O Programa Criança Feliz - Primeira Infância no SUAS é regido pela Lei 13.257 de 2016, vem beneficiar um número de crianças e gestantes que estão no Cadastro Único com compromisso e trabalho diário com visitas domiciliares feitas pelos visitadores do Programa. O Município de Palmeiras fez adesão ao Programa Criança Feliz – PCF do Governo Federal em fevereiro de 2017 para dar um acompanhamento a todas as famílias participantes do Programa Bolsa Família e que possuem crianças de até seis anos de idade e gestantes. A execução do PCF teve início em novembro de 2018 com a equipe composta inicialmente de um supervisor capacitado pelo Estado durante uma semana na cidade de Irecê-Bahia - e de um visitador que foi capacitado pelo supervisor pelo período de duas semanas.

Resultados: Em dezembro de 2018, através de busca ativa foram inseridas no programa 30 famílias beneficiárias do bolsa família que a partir das visitas estão sendo orientadas e incentivadas a cuidarem melhor das suas crianças com o objetivo principal de fazer com que as crianças atinjam o seu pleno desenvolvimento, sem passar por nenhum tipo de desnutrição, maus tratos ou quaisquer outros problemas que possam impedir o seu crescimento. Em 2019 contratamos mais 2 visitadores, conforme pactuado no termo de adesão, fizemos o acompanhamento de 100 famílias no total. Em 2020 foram registrados enormes avanços no Município de Palmeiras com a expansão do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, contribuindo no fortalecimento de vínculos familiares e na complementação de ofertas existentes da Proteção Social Básica expandindo sua abrangência territorial no atendimento às famílias. O Município conta hoje com uma equipe composta de 01 (uma) Supervisora e 06 (seis) visitadoras com atuação de acordo com área de abrangência de territórios incluindo sede e zona rural com público alvo de 200 famílias de crianças de 0 a 3 anos, Gestantes Beneficiarias do Programa Bolsa Família ou do Cadastro Único e crianças de 3 a 6 anos beneficiárias do BPC-Benefício de Prestação Continuada, sendo acompanhadas em seu Desenvolvimento e Fortalecimento de Vínculos.