134

Prefeitura Municipal de Palmeiras

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Palmeiras

Alerta de Cinomose

20/10/2023 às 12h25

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Palmeiras, através da Secretaria de Saúde, alerta sobre a incidência de vários casos de Cinomose no município durante o mês de outubro, conforme relatado por moradores do Vale do Capão e informações divulgadas em redes sociais.


Em resposta a essa situação, a Secretaria de Saúde destaca a importância da vigilância dos proprietários de animais em relação às vacinas. A doença tem maior probabilidade de afetar filhotes que não concluíram o cronograma de vacinação ou cães que não receberam o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).


Enfatizamos que a vacina para Cinomose não é disponibilizada pela Secretaria de Saúde, pelo Governo Estadual ou Federal. Ela está disponível apenas em clínicas veterinárias e pet shops, onde os animais também podem ser avaliados sob a supervisão de um médico veterinário.


Cinomose é uma doença altamente contagiosa que ataca o sistema nervoso dos animais. Após o contágio, as chances de cura são limitadas. Os sintomas iniciais incluem vômitos, diarreia com sangue, letargia, perda de apetite e perda de peso. Em estágios avançados, a doença afeta o sistema nervoso central, causando desorientação e convulsões. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções e pelo ar, mas é importante notar que o vírus da Cinomose não é transmissível aos seres humanos.


A Prefeitura está colaborando com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para conduzir uma investigação epidemiológica abrangente. O objetivo é fornecer à população informações precisas sobre a situação e as medidas adotadas. É crucial que os proprietários de animais estejam atentos aos sintomas e garantam a vacinação adequada de seus animais para minimizar os riscos.


Prefeitura Municipal de Palmeiras

Mais avanços, mais conquistas!