5ª Reunião do COMTUR

16/05/2024 às 08h42

5ª Reunião do COMTUR, estendida a membros do PDOTur e Prestadores de Serviços Turísticos de Palmeiras.

A @villaflorpousada no Capão, sediou no dia 30 de janeiro 5ª Reunião do Conselho de Turismo COMTUR estendida membros do Plano Diretor Orientado ao Turismo (PDOTur), Prestadores de Serviços Turísticos de Palmeiras e representantes da @acomtuv .

A Secretaria Andréa Oliveira abriu a reunião agradecendo a receptividade, fez uma síntese da pauta a ser tratada e passou a palavra pra Sirlene Rosa (Turismóloga e Assessora do Turismo Municipal), que discorreu sobre ações realizadas e em curso da 1ª Proposta Técnica de Turismo, a exemplo do Programa de Sinalização Turística, Painés de Educação Patrimonial sobre a geodiversidade e biodiversidade local, Campanha de Mkt Turístico e Lei de Uso de Imagem.

Por fim informou sobre o Diagnóstico Turístico, que está disponível e solicitou o apoio para validação e possíveis ajustes.

Apresentou ainda portarias publicadas no Diário Oficial para Coleta de Dados dos Prestadores de Serviços Turísticos e levantamento do Perfil de Visitante para compor o Diagnóstico Turístico e subsidiar a promoção do destino e o planejamento turístico. Por fim abriu um diálogo produtivo com os presentes, sobre a invisibilidade atual de dados frente ao Ministério do Turismo e consequências negativas, sendo necessário uma força tarefa para compor os respectivos bancos de dados.

Finalizou discorrendo sobre a necessidade da formalização do Calendário de Eventos Municipal.

A Doutoranda Paloma Regala apresentou sua tese que tratará de sistema de indicadores de sustentabilidade no turismo, com aplicação no Vale do Capão. Convidou os presentes e pessoas ligadas ao turismo da localidade, para participarem desse processo.